Na passada semana, com a desculpa de ir visitar a festa das Castanhas, resolvemos ir a Marvão.
Esta vila, se não me falha a memória, nunca tinha visitado. Situa-se no concelho com o mesmo nome, no distrito de Portalegre, embrenhado na Serra de S. Mamede, num ponto alto, por si só, muito interessante...
É daquelas terras que parece que nasceram ali, sempre existiram, e exibe uma aura mistério muito característica, remetendo-nos para a época medieval.
Passe a parte do caos para estacionar o bote, e deslocando-nos a pé pelo meio da enchente humana, rodeados pela cheiro a castanha assada, foi muito revelador. Passo a explicar:
Além do chamamento pela castanha, e já tendo visto fotos e ouvido falar de tão singular vila, das suas vistas abrangentes e natural beleza, tinha o desejo de captar uns instantâneos fotográficos só meus, que isto agora tem sido sempre assim. Ao fim e ao cabo, a fotografia é um hobby que nos obriga a pesquisar locais para captar, a sair de casa (ou a pôr o cotos na rua, como quiserem...). E eu, que até conheço Portugal aceitavelmente bem, embrenhei-me na função da descoberta, deixando-me surpreender aqui e ali, revisitando com outros olhos lugares que já conhecia e deixando-me enfeitiçar por outros novos, que me fazem estremecer de tão belos e majestosos que são.
O Marvão é um desses lugares. Apesar de termos ido num dia chuvoso, esquisito, e que não me permitiu vislumbrar a tal extensão da panorâmica exclusiva sobre o Alentejo, deu jeito pelo menos para captar umas fotos envoltas em mistério, com um nevoeiro que quase deixava adivinhar o regresso de D. Sebastião à sua pátria, mas ao mesmo tempo dando umas abertas que me dizia que havia ainda mais ali que eu não estava a conseguir ver... e que me fez prometer a mim mesmo voltar num dia claro de Sol, talvez num futuro próximo, para poder captar outro tipo de imagens. Fica para outras núpcias.
Ah, e a festa da Castanha? Valeu bem a pena, já há muito que não as comia tão quentes e boas. De regresso, fomos ver a selecção nacional ganhar à Bósnia, ao mesmo tempo que me deliciava com as fotos de Marvão que tinha há poucas horas tirado...
Castelo de Marvão
Até logo...